segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Veja o ranking das desculpas mais usadas para fugir de multas de trânsito

07 de novembro de 2009

G1
‘Fiquei aqui apenas cinco minutinhos’ é a justificativa mais ouvida. Segundo psicóloga, motoristas tentam culpar outras pessoas.
Pesquisa revela argumentos dos motoristas flagrados cometendo uma infração. Se você já foi parado no trânsito e teve de dizer alguma coisa ao guarda, provavelmente tentou por a culpa em alguém. E atribuir responsabilidade ao outro é o principal conteúdo das várias desculpas que brasileiros fornecem ao serem parados numa blitz de trânsito.
Esse é o pesadelo de muito motorista: ser parado em uma blitz e quando o guarda encontra alguma irregularidade. ''Às vezes, a gente tentar convencer um pouco a aliviar, mas nem sempre", afirma o motoboy Éverton Guedes.
As explicações dos motoristas parados em uma blitz são variadas. A auxiliar administrativa Édna dos Santos, por exemplo, falou sobre dirigir e falar ao celular. ''Eu não cheguei nem a falar direito no telefone. Acho que questão de segundos, eu não posso falar agora e desliguei".
Para evitar a multa, o motorista usa todo tipo de argumento. A arquiteta Maria Teresa Matos estava com a carteira vencida, e o passageiro teve que assumir a direção. ''Eu paguei a licença, mas eu não fiz a escolinha por falta de tempo. Agora eu vou ter que arranjar tempo".
As justificativas no trânsito são tão comuns e diversas que uma psicóloga resolveu estudar o assunto. Ela fez uma espécie de ranking das desculpas mais esfarrapadas. Na dissertação de mestrado da Universidade de Brasília, Ingrid Luiza listou dezenas de frases ditas por motoristas para tentar explicar a infração.
Em primeiro lugar está: ''eu fiquei aqui apenas cinco minutinhos". A segunda frase mais ouvida é: ''o senhor devia estar correndo atrás de bandido ao invés de ficar multando pessoas trabalhadoras". E tem aquela: ''a culpa é do governo que não faz estacionamento para a gente parar". E mais: ''o governo só quer tirar dinheiro do povo com essa indústria de multas".
E a história não fica por aí. ''Nós temos um caso, de um senhor que foi abordado em Brasília por três vezes por estar sob influência de álcool. Nas três vezes ele alegou estar gripado e ter tomado conhaque para acabar com a gripe", conta a chefe de fiscalização Silvain Fonseca.
Rosaura Rocha é agente do Detran há 11 anos. Está cansada de tanto ouvir a mesma desculpa. ''Eu esqueci, eu troquei de bolsa, desculpa de mulher".
De acordo com a psicóloga, o que a maioria das frases tem em comum é a tentativa de responsabilizar o outro pelo erro cometido. ''O que a gente vê, muito presente na nossa cultura, é essa questão de dar um jeitinho para tentar se livrar dessa punição".
O topógrafo Jorge Dias estava sem os documentos do carro. E aí? Qual a desculpa nessa hora? ''Assume as conseqüências. Fazer o quê? Paciência".

Nenhum comentário:

Pesquisar em Direção Defensiva