terça-feira, 10 de novembro de 2009

Terça-feira inicia violenta no trânsito de Porto Alegre

Mais uma manhã violenta em nosso cotidiano no trânsito. Com a chuva que encobria a cidade desde a madrugada os "acidentes" foram precoces em seu início.
Agora a manhã já seu vai e várias ocorrências foram registradas na cidade; atropelamento com morte, choque de moto com óbito do piloto - nesse caso a chamada "colisão misteriosa", perda de rodado de ônibus... e por aí vai.
Acidentes no nosso cotidiano tornam-se comuns e por vezes banais. E acredito ser essa banalização perigosa. Estamos tão acostumados com este contencioso que não analisado o seu real impacto em nossas vidas.
Cabe agora uma explicação. No primeiro parágrafo coloquei a palavra acidente entre aspas por achar essa palavra pouco apropriada para o que acontece no trânsito na maioria das vezes. Os chamados "acidentes" são, na maioria das vezes eventos (dolosos ou culposos) de trânsito. Explico, ao analisarmos a palavra acidente, segundo o nosso ilustre mestre Aurélio Buarque de Holanda Ferreira temos as seguintes definições:
1.Acontecimento casual, imprevisto.
2.
Acontecimento infeliz, casual ou não, de que resulta ferimento, dano, etc.; desastre. 3.Irregularidade na superfície do solo.
Verificamos que entre essas definições temos pouca similaridade com o que vemos no nosso dia-a-dia ao trafegarmos. O que percebemos são uma centena de infratores que dão sorte em não se ferir ou ferir aos outros. Como diz a frase que ouvi certa feita de um policial rodoviário: "o acidente de trânsito é a infração que não deu certo".
Esperamos que o restante do dia (quiça do ano) seja mais ameno e menos vidas sejam perdidas. E é tão estranho como isto nos soa como uma quimera.

Josiel Eilers Goulart
Professor Cursos Especiais

Nenhum comentário:

Pesquisar em Direção Defensiva