segunda-feira, 16 de julho de 2012

Bafômetro: maioria recusa o teste


É raro encontrar um motorista que tenha bebido e aceite fazer o teste do bafômetro. Em cerca de 80% das abordagens feitas pela Polícia Militar os condutores recusam-se, conforme o tenente-coronel Alírio Vilassanti, comandante da Companhia Independente de Polícia de Trânsito (Ciptran). Ainda assim, é possível aplicar o auto de constatação de embriaguez e a multa, mas a punição do condutor na Justiça é prejudicada. Na maioria das vezes, conforme o capitão Mauro César Sales Ormay, que coordena diversas blitze no período noturno, os motoristas recusam-se a fazer o teste e só é possível autuá-los quando há evidências de que ele ingeriu bebida alcoólica. “Nestes casos temos como encaminhá-lo à delegacia, mas pela lei o motorista pode recusar o teste já que não é obrigado a produzir provas contra si”, disse.
Em Mato Grosso do Sul, em média 1,8 mil multas são aplicadas ao ano a motoristas dirigindo embriagados, conforme dados do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran/MS). Grande parte é aplicada em Campo Grande. Em 2010, por exemplo, foram 1.865 multas aplicadas em todo Estado e 563 em Campo Grande, ou seja, 30% das ocorrências.
Segundo a Ciptran, desde o início 2009, seis meses depois de a Lei Seca estar vigorando, até o mês passado, foram 1.876 condutores multados.
Neste período, 791 condutores chegaram a ir para a delegacia, mas a maioria é liberada após pagar fiança e tem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa. Não há número de quantos destes condutores recusaram o bafômetro, mas os policiais garantem, são maioria. Há ainda aqueles que são autuados ao simular que vão soprar o bafômetro na tentativa de enganar os policiais e também não são raros os casos de condutores abordados que acabam se exaltando e são detidos por desacato.
Fonte: Correio do Estado
Página Publicada em: julho, 15 de 2012 as 9:34 am. Na Categoria: Notícias

Nenhum comentário:

Pesquisar em Direção Defensiva