quinta-feira, 24 de julho de 2008

Polêmica à luz do xenon

Veículo: Pioneiro – RS – 24/07/2008

Caxias do Sul - Quem é dono de um carro com faróis de xenon garante que as vantagens são enormes. Melhor visibilidade, maior durabilidade e beleza estão entre os atributos propagados por vendedores dos kits importados. Mas motoristas de carros com lâmpadas convencionais reclamam que os modernos sistemas de iluminação atrapalham a visão, especialmente quando estão se deslocando na pista contrária.

Hoje, não existe resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) específica a respeito dos faróis xenon. Autoridades entendem que colocar esse tipo de equipamento sem autorização é uma infração, uma vez que altera características originais do veículo. À margem da polêmica, as vendas explodiram nos últimos meses nas oficinas especializadas.Montadoras internacionais, como Audi e BMW, oferecem o xenon como item opcional ou de série em certos modelos. A caxiense Marcopolo começou a fabricar neste ano um ônibus com essa opção. Não há estimativas sobre o número de veículos com lâmpadas de xenon em Caxias. Mas basta circular pelas ruas para perceber que boa parcela dos cerca de 190 mil registrados na cidade, dos quais 16,7 mil são importados, ostenta esses faróis.Vendas em alta - Seja por moda ou seja para melhorar a visão, a procura por lâmpadas de xenon é grande nas oficinas. Em Caxias, os kits são vendidos a partir de R$ 550. Segundo o gerente de vendas da Périco Auto Som, Samuel Andrei de Souza, a empresa realiza uma média de 130 instalações de kits de faróis de xenon por mês, o que representa quatro por dia.Ele conta que a oficina trabalha com esse sistema de iluminação há seis anos, mas que, a partir de 2007, com o barateamento dos kits, eles se tornaram populares. A instalação, segundo ele, é simples, dura cerca de 40 minutos e pode ser feita em qualquer veículo. Souza diz que atende também concessionárias da cidade para que o cliente, ao comprar um carro, já saia rodando com faróis de xenon.O vendedor propaga que esse sistema melhora o alcance de visão de 70 a 80 metros, além do efeito estético, durabilidade maior e menor consumo de bateria. A única precaução tomada pela Périco quanto à legalidade da venda foi ofertar apenas lâmpadas com cor branca ou amarela, já que a legislação proíbe o uso de faróis azuis.O dono da Somacal Auto Som, Leandro Somacal, também atesta o sucesso do produto na cidade. Por dia, são instalados uma média de dois kits.- Está levantando as vendas. Com o dólar mais barato, ficou mais acessível. Mas tem que ser muito bem instalado, por um profissional qualificado - lembra Somacal.Segundo Somacal, o xenon reflete nas placas de sinalização à noite, tornando-as mais visíveis. Estes faróis teriam vida útil de 3 mil horas, com luz três vezes mais forte do que as lâmpadas comuns.Há oito meses, o administrador de empresas Ricardo Argenta, 25 anos, decidiu instalar faróis de xenon em seu Focus ano 2004, depois de dirigir o carro de um conhecido que tinha esse tipo de iluminação.- Dá uma abertura de visão muito maior, especialmente nas laterais. Sou a favor de tudo o que pode melhorar, dar mais segurança no trânsito. Em noites com neblina, a diferença é excepcional - garante.Segundo Argenta, as placas de sinalização são percebidas mais facilmente. O administrador conta que já foi parado em blitze, mas os fiscais apenas pediram para testar os faróis. Por precaução, ele anda com uma resolução do Contran que fala de especificações quanto à potência e temperatura de cor das lâmpadas e com os manuais e recibos do kit instalado que provam que ele está abaixo dos valores máximos. Argenta também se preocupou com a orientação de que a instalação dos faróis de xenon exige sistema de regulagem de altura para que, quando o carro estiver carregado, não ofusque a visão do condutor do veículo que roda em sentido contrário.Legislação revista - Um parecer do Conselho Estadual de Trânsito, emitido em fevereiro de 2007, entende que instalar faróis de xenon é considerado tecnicamente alteração de veículo. E só seria considerado regular se o proprietário fosse ao Centro de Registro de Veículos Automotores (CRVA) e expedisse novo registro do veículo com aprovação da modificação.O advogado especialista em trânsito Juelci de Almeida explica que alterar características de um veículo é infração prevista no artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O carro pode ser apreendido e o condutor terá de pagar multa de R$ 127,69, perderá cinco pontos na carteira e terá de retirar o xenon.O diretor executivo de trânsito da Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana, Carlos Roberto Noll, diz que os fiscais caxienses são orientados a recolher os documentos do carro que for flagrado com alterações no sistema de iluminação. O motorista terá 15 dias para regularizar sua situação.- Ninguém pode alterar características do veículo sem prévia autorização de uma autoridade - reforça Noll.Nos últimos três meses, a fiscalização caxiense autuou um motorista por ter luz azul em lâmpada do farol de luz baixa e alta, considerado um falso xenon. Outros 20 motoristas foram autuados por terem lâmpadas coloridas (especialmente azul) na luz de posição. Mas nenhum condutor foi multado por ter instalado xenon. Quanto a alterações na iluminação, houve ainda uma autuação por luz do farol intermitente e 120 por indicadores de direção com sistema alterado bipolar.As autoridades esclarecem que a instalação não-autorizada de lâmpadas pode colocar em risco a segurança dos componentes do carro, e por conseguinte, do motorista, se aquele tipo não for indicado pela montadora.- Não dá para ficar brincando de xenon - sentencia o técnico superior em trânsito do Detran, Túlio Felipe Verdi Filho, acrescentando que o farol de xenon só é regular em carros com homologação de fábrica.As atuais resoluções do Contran sobre iluminação, a 680/87 e 692/88, prevêem características para lâmpadas halógenas apenas. Porém, elas serão revogadas quando entrar em vigor a resolução 227, publicada em fevereiro de 2007, mas que só será válida a partir de janeiro do próximo ano. Ela prevê uma série de exigências técnicas que devem ser atestadas por órgãos credenciados junto ao Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) tanto para faróis com lâmpadas de filamentos quanto para aquelas com fonte de luz de descarga de gás. As lâmpadas de tom azulado continuarão proibidas. A determinação ainda fala que serão aceitas inovações tecnológicas não contempladas na resolução, desde devidamente avaliadas e comprovadas sua eficácia e segurança dos veículos. Até lá, procure se informar com um CRVA e com a montadora do veículo antes de decidir instalar xenon no seu carro.
MaisA novidadeLâmpadas de descarga de gás (xenon)- As cápsulas das lâmpadas são preenchidas com gás xenônio e outros elementos, que produzem luz quando transpassados por uma descarga de alta intensidade entre dois eletrodos- Utilizado em faróis baixo e alto- Precisa de um reator e de um starter para funcionar, que acompanham o kit- Maior vida útil: segundo os fabricantes, cerca de 3 mil horas- Temperatura de cor (quanto mais forte, mais azulada é a cor): as lâmpadas mais vendidas tem entre 4.200K e 6.000K (brancas, porém, com uma intensidade maior do que as halógenas), mas podem chegar a 12000K (que seria um tom violeta). A partir de 6.500K não é permitida por lei, por ser uma luz azul- Potência: 35 watts

A comumLâmpadas incandescentes halógenas (comuns)- Emitem luz por meio do aquecimento de filamentos (tungstênio), a partir de uma tensão elétrica aplicada em seus terminais- Aplicação em faróis baixos, altos e auxiliares- Vida da lâmpada é sensível à variação de tensão, mas dura em média 800 horas- Temperatura de cor: de 2.800K a 4.000K (variam de amarelada a branca)- Potência: 60 watts, em média

Como proceder: Quem pretende colocar xenon semse preocupar com infrações deve:

- primeiro, se informar com a montadora do carro se é possível fazer alterações sem prejuízo ao veículo- procurar o CRVA e solicitar autorização para modificar o veículo- levar o automóvel a uma instituição técnica licenciada, autorizada pelo Denatran e pelo Inmetro. Se as modificações estiverem de acordo, será expedido um certificado de segurança veicular- de posse do certificado, o condutor procura novamente o Detran, que irá emitir uma autorização, que constará no documento do veículoA legislaçãoO que prevê o Código Brasileiro de Trânsito:- Art. 230. Conduzir o veículo:VII - com a cor ou característica alterada;XIII - com o equipamento do sistema de iluminação e de sinalização alterados;- Infração - grave (cinco pontos na carteira)- Penalidade - multa (R$ 127,69)- Medida administrativa - retenção do veículo para regularização

Na webSite do Denatran as resoluções do Contran podem ser conferidas no site www.Denatran. gov.br

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