sábado, 29 de dezembro de 2007

Limite de ingestão muda de acordo com a bebida

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o motorista que apresentar a concentração de seis decigramas (0,06) de álcool por litro de sangue está alcoolizado. Mas o quanto de bebida isso significa?

Segundo o presidente do Conselho Municipal Anti-Drogas (Comad), Eustázio Alves Pereira Filho, ao ingerir duas latas de cerveja ou duas taças de vinho o motorista já está prejudicado para dirigir. ‘‘A pessoa tem uma falsa sensação de que está totalmente sóbria, mas a partir desse ponto já está sob os efeitos do álcool’’.

A quantidade de álcool ingerido pode ter variações na sua concentração no sangue, de acordo com o peso da pessoa, a ingestão de alimentos e líquidos não-alcoólicos.

Os limites estabelecidos pelo CTB seguem parâmetros internacionais, porém, no quesito fiscalização, o Brasil está muito longe de países como os Estados Unidos, por exemplo. ‘‘A nossa polícia não possui bafômetro’’. E é justamente na deficiência da fiscalização que Pereira Filho acredita estar um dos principais problemas dessa mistura.

O presidente do Comad aponta os 196 mortos no trânsito durante o feriado de Natal como justificativa para uma massificação de campanhas de alerta sobre os riscos da combinação álcool e volante.

MAPEAMENTO

A partir do próximo mês, o Comad inicia a elaboração de um mapa dos problemas referentes às drogas na Cidade. ‘‘Precisamos conhecer quais regiões de Santos sofrem mais problemas relacionados às drogas, sejam lícitas ou ilegais’’.

A intenção do conselho é realizar um grande diagnóstico para nortear as ações de prevenção e combate ao uso de entorpecentes e bebidas alcoólicas. ‘‘Um bom tratamento começa com um bom diagnóstico’’.

Veículo: A Tribuna - Baixada Santista – 28/12/2007

Nenhum comentário:

Pesquisar em Direção Defensiva