sexta-feira, 30 de março de 2012

quarta-feira, 28 de março de 2012

Enfraquecimento da Lei Seca

Necessidade de exames para comprovar embriaguez enfraquece a Lei Seca, diz juiz aposentado - http://pulse.me/s/7uDoM

quinta-feira, 22 de março de 2012

terça-feira, 20 de março de 2012

Direção Defensiva

Educação para o Trânsito - Direção Defensiva

"Direção Defensiva" é o ato de conduzir de modo a evitar acidentes, apesar das ações incorretas (erradas) dos outros e das condições adversas (contrárias), que encontramos nas vias de trânsito.

Por que praticar a direção defensiva ?

Pesquisas realizadas em todo o mundo, sobre acidentes de trânsito, apresentaram a seguinte estatística:

Apenas 6 % dos acidentes de trânsito têm como causa os problemas da via;
30 % dos acidentes têm origem em problemas mecânicos;
A maioria dos acidentes, (64%) têm como causa, problemas com o condutor.
Dentre os principais Problemas com o Condutor temos:

Dirigir sob o efeito de álcool ou substância entorpecente;
Imprudência - trafegar em velocidade inadequada;
Imperícia - inexperiência ou falta de conhecimento do local;
Negligência - falta de atenção, falha de observação.
O Condutor defensivo é aquele que adota um procedimento preventivo no trânsito, sempre com cautela e civilidade. O motorista defensivo não dirige apenas, pois está sempre pensando em segurança, pensando sempre em prevenir acidentes. independente dos fatores externos e das condições adversas que possam estar presentes.

O Condutor defensivo é aquele que tem uma postura pacífica, consciência pessoal e de coletividade, tem humildade e autocrítica.

Dentro das diferentes técnicas de como conduzir defensivamente existem várias precauções que deve-se tomar ao iniciar uma jornada, mesmo sem ter conhecimentos especializados de mecânica, para evitar envolver-se em situações de risco, realizando um trajeto sem cometer infrações de trânsito, sem abusos com o veículo, sem atrasos de horário, sem faltar com a cortesia devida, ou seja, sem envolver-se em acidentes.

Não esqueça:
"Acidente evitável" é aquele em que você deixou de fazer tudo o que razoavelmente poderia ter feito para evitá-lo.

A "Direção Defensiva" é indispensável no aperfeiçoamento de condutores. Trata-se de uma forma de praticar, no uso de seu veículo, uma maneira de dirigir mais segura, reduzindo a possibilidade de ser envolvido em acidentes de trânsito, apesar das condições adversas.

"Direção Defensiva" é o ato de conduzir de modo a evitar acidentes, apesar das ações incorretas (erradas) dos outros e das condições adversas (contrárias), que encontramos nas vias de trânsito.

Fonte: www.giromotor.com.br/noticias/mostra.php?id=14 >> Acesso em: 20/03/2012

sexta-feira, 16 de março de 2012

Tragédia

Acidente mata pelo menos cinco pessoas na estrada que liga Rio Grande a Pelotas http://bit.ly/wrGDyc

segunda-feira, 12 de março de 2012

Exemplo

Embriagado, avô leva neto para andar de moto e acaba o atropelando em Minas Gerais http://t.co/x9KE6dmA #UOL -- UOL Notícias (@UOLNoticias)

domingo, 11 de março de 2012

Mãos no Volante

Educar o motorista a não utilizar o celular enquanto estiver ao volante, este é o objetivo do aplicativo #maosnovolante http://t.co/F1zxUDH4 -- Ministério da Saúde (@minsaude)

Fato ou Exagero da Mídia

São Paulo chantageada - Motoristas de caminhões-tanque paralisam irresponsavelmente distribuição de combustível http://t.co/uTlfkjS0 -- Revista ISTOÉ (@RevistaISTOE)

Turma de Produtos Perigosos


sexta-feira, 2 de março de 2012

Mais Ciclovias

SÃO PAULO - Quando assumiu o cargo de prefeito de São Paulo em 2009, Gilberto Kassab (PSD) prometeu construir 100 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas. Até agora, 76 km foram inaugurados, mas apenas 20% deles dizem respeito à infraestrutura específica para ciclistas. Entre os outros 80% estão os 45 km de ciclofaixas de lazer, contados em dobro por terem dois sentidos. Elas funcionam apenas nos fins de semana e não são voltadas a transporte. Além disso, há 15 km de ciclorrotas no Brooklin - vias locais, com sinalização alertando para tráfego de bicicletas. Isso significa que, ao mesmo tempo em que novos ciclistas estão sendo estimulados a pedalar pela cidade, praticamente não há ciclovias ou ciclofaixas nas principais avenidas de São Paulo. As raras exceções são a Radial Leste (12 km) e a Marginal do Pinheiros (18,8 km). Quem se desloca de bicicleta fora desses eixos tem duas opções. A primeira é escolher ruas de tráfego local, onde há menos carros, ônibus e caminhões. Quando esse caminho alternativo não é possível, o ciclista acaba tendo de cair em vias com várias pistas e tráfego intenso, como a Avenida Paulista, o que aumenta os riscos de acidentes. Atualmente, São Paulo tem 55,3 km de ciclovias e ciclofaixas permanentes. Esse número representa apenas 10,5% dos 522 km que foram planejados nos últimos anos - quantidade similar ao que já existe hoje em cidades como Londres, Paris e Amsterdã. Segundo a Prefeitura, outros 55 km de novas ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas estão sendo projetados.

Fonte: Estadao.com.br > 02/03/2012

Mais Fiscalização

02/03/2012

Operação Balada Segura chega ao interior do Estado

Campanha será lançada pelo Detran/RS em Alegrete

A operação Balada Segura chega nesta sexta-feira ao interior do Estado. No final da tarde, a campanha será lançada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RS) em Alegrete, na Fronteira Oeste.

O município se torna o terceiro a implementar esse formato de fiscalização, após Porto Alegre e Canoas. A Operação se caracteriza por abordar motoristas no entorno dos bairros que concentram a vida noturna.

Quarenta e oito pessoas morreram em acidentes de trânsito nas ruas de Alegrete nos últimos quatro anos.

O presidente do Detran/RS, Alessandro Barcellos, adianta que outras cidades receberão a operação Balada Segura. No ano passado, os acidentes de trânsito causaram 2.025 mortes no Estado —142 a menos que em 2012.

Veículo: Jornal Zero Hora

Pesquisar em Direção Defensiva