Distância Segura
É comum vermos colisões com o veículo da frente, ou vice-versa (a famosa "batida" ou "pechada" traseira). Na maioria das vezes temos como motivo destes eventos a velocidade associada a não observância da distânca mínima de segurança.
Mas como 'medir' esta distância é um tanto quanto subjetivo - envolve coeficiência de atrito, peso de veículo, etc - o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) instituiu uma regra já conhecida: Manter uma distância de 2 (dois) a 3 (três) segundos do veículo da frente. Como calcular isso? Bom, para se ter uma noção, se nossa distância está nos parâmetros minimamente defensivos far-se-á o seguinte: Quando estiver-mos circulando imediatamente atrás de um veículo (em movimento também obviamente), observamos um obstáculo fixo (poste ou árvore) mais adiante. Quando o veículo que estiver a frente passar pelo obstáculo conta-se mil e um, mil e dois (1001, 1002). Pronto, não podemos passar pelo obstáculo antes do final da contagem. E se isso aconteceu? É simples, você não está transitando na distância segura.
Reformule sua forma de dirigir. Uma das regras da direção defensiva é conhecer e reconhecer o risco. Para que só assim possamos evitá-lo.
Observação: Em situações adversas usa-se 3 (três) segundos.
Base Legal - CTB:
Art. 29. O trânsito de veículos nas vias terrestres abertas à circulação obedecerá às seguintes normas:
II - o condutor deverá guardar distância de segurança lateral e frontal entre o seu e os demais veículos, bem como em relação ao bordo da pista, considerando-se, no momento, a velocidade e as condições do local, da circulação, do veículo e as condições climáticas;
Art. 192. Deixar de guardar distância de segurança lateral e frontal entre o seu veículo e os demais, bem como em relação ao bordo da pista, considerando-se, no momento, a velocidade, as condições climáticas do local da circulação e do veículo:
Infração - grave; Penalidade - multa.
Bom dia a todos!
Josiel Eilers Goulart
Professor - Cursos Especiais de Trânsito
Direção defensiva, ou direção segura, é a melhor maneira de dirigir e de se comportar no trânsito, porque ajuda a preservar a vida, a saúde e o meio ambiente. Mas, o que é a direção defensiva? É a forma de dirigir, que permite a você reconhecer antecipadamente as situações de perigo e prever o que pode acontecer com você, com seus acompanhantes, com o seu veículo e com os outros usuários da via.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário