Direção defensiva, ou direção segura, é a melhor maneira de dirigir e de se comportar no trânsito, porque ajuda a preservar a vida, a saúde e o meio ambiente. Mas, o que é a direção defensiva? É a forma de dirigir, que permite a você reconhecer antecipadamente as situações de perigo e prever o que pode acontecer com você, com seus acompanhantes, com o seu veículo e com os outros usuários da via.
sábado, 23 de maio de 2009
Acidente de moto é principal causa de lesão de medula
Veículo: Jornal da Tarde – 21/05/2009
Motociclistas que ficaram paraplégicos, tetraplégicos ou foram mutilados em acidentes de trânsito lideram os atendimentos na Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD)
Na capital paulista, as motos correspondem a 12% da frota de veículos. A reabilitação de cada uma dessas pessoas leva em torno de seis anos e custa para a AACD nada menos que R$ 60 mil, dos quais R$ 36 mil são reembolsados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e o restante é bancado pela própria sociedade, por meio de doações. Esse custo inclui seções de fisioterapia, hidroterapia, terapia ocupacional e até eventuais cirurgias. “Esses motociclistas chegam aqui sem partes do corpo, às vezes só movimentando a cabeça e precisam de tratamento intenso”, explicou Eduardo Carneiro, presidente voluntário da AACD. “Embora tenham uma participação pequena na frota (de veículos) a exposição ao risco é infinitamente maior do que numa batida de carro. E as consequências são terríveis.”
Para reduzir os números de acidentes no trânsito, Carneiro sugere uma medida de impacto: que candidatos a motoristas, durante o processo de formação, sejam obrigados a visitar clínicas de reabilitação para “ter noção do que a irresponsabilidade pode causar”. Das 1.463 pessoas que perderam a vida no trânsito da capital, em 2008, 478 eram motociclistas. Nesta semana, o presidente do Sindicato dos Motoboys e Motofretistas de São Paulo, Gilberto Almeida dos Santos está em Brasília buscando apoio de congressistas e do Ministério das Cidades para que o governo invista em campanhas educativas de televisão para redução de acidentes. “Tentamos de todas as formas mudar essas estatísticas”, disse. Além das campanhas, o sindicato defende a criação de faixas exclusivas de motos.
A AACD atendeu 195 pessoas vítimas de lesão medular em
Em 2008, 55 pacientes se acidentaram no trânsito - 24 com motos -, e 52 atingidos por tiros. As lesões medulares não traumáticas representam 22,6% dos casos e são causadas por tumores, infecções e acidentes vasculares. Entre 2007 e
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