sexta-feira, 20 de abril de 2007

Definida novas regras para ITL e EPT


O Conselho Nacional de Trânsito (Contran), por meio da Resolução 232, definiu normas para a instalação de Instituição Técnica Licenciada (ITL) e Entidade Técnica Pública ou Paraestatal (EPT). Essas instituições realizam serviços de inspeção de segurança em veículos modificados, recuperados de sinistro ou fabricados artesanalmente.

Segundo a Resolução, publicada nesta terça-feira, somente será permitida a instalação de EPT em locais onde não houver ITL instalada num raio de 100 km de distância. As licenças para funcionamento das instituições de inspeção serão emitidas pelos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans).

No caso da ITL a licença terá validade de quatro anos podendo ser renovada por igual período. Já a EPT terá licença de funcionamento por um ano, podendo também ser renovado pelo mesmo prazo. Ocorrendo infrações por parte das instituições o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) poderá penalizá-las com sanções administrativas.


Fonte: Assessoria de Imprensa – Denatran

Boa posição das mãos ao volante


Devemos posicionar as mãos no volante corretamente: Quando antecipamos o movimento que deveremos executar durante a curva, estaremos com uma posição muito mais segura no meio dela, com as mão separadas e preparadas para eventualmente fechar ou abrir a curva sem qualquer dificuldade.

Fonte: http://www.defensiva.com.br

sábado, 14 de abril de 2007

Cuidado com o lacre da placa traseira



Uma supresa pode ocorrer ao ser abordado em uma blitz de trânsito: o lacre da placa traseira pode estar rompido. Neste caso você estará passivo de multa e apreensão do veículo, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro em seu art.230,I.

Art.230 do CTB
Conduzir o veículo:
I-com o lacre, a inscrição do chassi, o selo, a placa ou qualquer outro elemento de identificação do
veículo violado ou falsificado;
Infração-gravíssima
Penalidade-multa e apreensão do veículo;
Med.adm.:
remoção do veículo

Projeto autoriza películas mais escuras em vidros


Proposta passará pelo plenário do Senado e requer sanção do presidente
m projeto aprovado quarta-feira na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado agradou a milhares de motoristas brasileiros. Se passar pelo plenário e for sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a mudança no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) permitirá a aplicação de películas ainda mais escuras nos vidros dos automóveis.

Com a nova medida, os vidros traseiros, por exemplo, poderão ter o filme de poliéster com um índice mínimo de transparência de 15% - quanto mais próximo de zero, menor é a visibilidade. Nesses mesmos pontos, as atuais normas do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estabelecem uma visibilidade mínima de 50%.

Para justificar o parecer favorável à proposta, o relator do projeto, o senador Antônio Carlos Valadares (PSB/SE), usou o mesmo argumento que muitos motoristas costumam adotar quando buscam o filme. Ele acredita que as películas significam segurança.

- Eles constituem uma verdadeira proteção aos ocupantes de veículos em meio à escalada de violência no país. Quanto menos visível estiverem as pessoas no interior de um veículo, menos vulneráveis estarão à ação dos bandidos - defendeu o senador.

Dono de um carro com película, o engenheiro agrônomo Antônio Diel, 67 anos, elogia a proposta. Acredita que os atuais parâmetros são insuficientes para escapar da mira dos bandidos - razão que motiva a maioria dos motoristas a buscar películas em desacordo com as normas atuais, segundo os empresários do setor.

- Acho certa a mudança, porque a película nos previne de muitos sustos - afirmou o engenheiro, embora reconheça que o material também pode dificultar que a polícia identifique criminosos em casos de seqüestro ou assalto.

Para consultor, pouca visibilidade oferece riscos

Para a empresária Neiva Pereira, que instala os filmes em uma média de seis carros por dia em sua loja em Porto Alegre, o problema poderia amenizar com a determinação de regras de conduta em casos de barreiras. Ela defende que a legislação faça a previsão de que os motoristas de carros com películas abaixem os vidros ao cruzar por blitze.

A empresária aplaude os novos índices de transparência, porque, em sua opinião, dão proteção aos motoristas sem comprometer a visibilidade, numa posição compartilhada pelo relator do projeto.

Nem todos concordam com Neiva e o senador. Embora favorável aos filmes, o consultor em trânsito Eduardo Cortez se preocupa com a possibilidade de serem aprovados os baixos parâmetros de transparência nos vidros laterais e traseiros dos veículos previstos pelo projeto.

- Visibilidade baixa põe em risco a segurança no trânsito - afirmou o especialista.

Atualmente a tranparência da pelicula automotiva é legislada pela resolução 73/98 do Contran.

13 de abril de 2007
Matéria: Projeto autoriza películas mais escuras em vidros
Veículo: Zero Hora
Editoria: Geral
Página: 49

Novo prazo para o uso de cópia autenticada do CRLV


De acordo com a Deliberação 57 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), publicada nesta sexta-feira, será permitido o uso de cópias autenticadas do Certificado de Registro e Licenciamento Anual (CRLV) até o vencimento do licenciamento do veículo relativo ao exercício de 2006. Assinada pelo presidente do Contran, Alfredo Peres da Silva, a Deliberação altera a Resolução 205 que estabelecia que as cópias do CRLV seriam aceitas até 15 de abril de 2007.

As cópias não serão mais admitidas devido à dificuldade de verificar sua autenticidade durante a fiscalização. Com isso, os Departamentos Estaduais de Trânsito dos Estados e do Distrito Federal deverão expedir vias originais do CRLV, desde que solicitadas pelo proprietário do veículo. A penalidade para quem estiver conduzindo veículo sem os documentos de porte obrigatório está definida no artigo 232 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que prevê multa de R$ 53,21, três pontos na CNH e a retenção do veículo até a apresentação do documento.

publicado em 13 de abril de 2007

www.denatran.gov.br


sábado, 7 de abril de 2007

Sinalização de Emergência




Este com certeza é um dos ítens mais desrespeitados pelos condutores. Porém, esta infração de trânsito é desconhecida por muitos e ignorada por outros tantos.
Art. 46.do CTB: Sempre que for necessária a imobilização temporária de um veículo no leito viário, em situação
de emergência, deverá ser providenciada a imediata sinalização de advertência, na forma estabelecida
pelo CONTRAN.

Com base neste artigo foi editada a resolução número 36 de 1998 do CONTRAN:
Art.1º O condutor deverá acionar de imediato as luzes de advertência (pisca-alerta) providenciando a colocação do triângulo de sinalização ou equipamento similar à distância mínima de 30 metros da parte traseira do veículo.
Parágrafo único. O equipamento de sinalização de emergência deverá ser instalado perpendicularmente ao eixo da via, e em condição de boa visibilidade.

Entretanto devemos usar da proporcionalidade para colocar o triângulo de emergência, sendo assim use a tabela abaixo:
Via de 40 km/h, distância = triângulo a 40m(4o passos longos)
Via de 60 km/h, distância = triângulo a 60m(6o passos longos)
Via de 80 km/h, distância = triângulo a 80m(4o passos longos)
* Se houver alguma condição adversa(chuva, neblina ou cerração) dobre o espaço!

Lembre-se que pode também utilizar galhos verdes para auxiliar na visibilidade e complementar a sinalização de emergência.



quarta-feira, 4 de abril de 2007

Tabela de Distâncias de Placas de Velocidade Máxima (R-19)

A partir das distâncias acima relacionadas a velocidade para a via é determinada pelo art.61,§ 1º do Código de Trânsito Brasileiro.
Lembre-se: acima de tudo vale o bom senso e a segurança de todos os usuários da via.

terça-feira, 3 de abril de 2007

A mil por hora


Como a pressa do dia-a-dia interfere no trânsito

“O mundo vai girando cada vez mais veloz, a gente espera do mundo e o mundo
espera de nós”.


O trecho letra da música Paciência de Lenine expressa de forma sintética a
urgência e o ritmo das mudanças a que estamos sujeitos na vida cotidiana.
A essa velocidade com que as coisas acontecem no mundo moderno é dado o nome
de Tacocracia, que em latim significa a ditadura do rápido. Essa pressa interfere
diretamente na vida das pessoas que, para tentar acompanhar o ritmo das mudanças, têm
uma quantidade cada vez maior de compromissos.
“Nem o relógio olhamos mais para ver que horas são, mas, isso sim, para verificar
‘o quanto falta’”, afirma o professor e filósofo Mario Sérgio Cortella em uma das crônicas
do seu livro “Não Nascemos Prontos”, lançado em março deste ano na Bienal do Livro.
De acordo Cortella, essa nova realidade deixa as pessoas cada vez mais
impacientes. Como exemplo dessa impaciência, ele cita a falta de tolerância no trânsito,
espaço onde muitas vezes a lei é desrespeitada pelo simples fato de ser mais rápido avançar
o sinal vermelho.
O estudante de Odontologia e técnico de informática, Carlos Alberto Cordeiro
Júnior, é uma dessas pessoas que têm mil atividades para cumprir durante o dia. Como as
aulas são em período integral, ele aproveita todos os intervalos para atender aos clientes,
além de ter que encontrar brechas para se dedicar ao seu projeto de pesquisa. Com o tempo
limitado, Cordeiro admite que costuma dirigir com velocidade acima do permitido, não
parar quando o sinal fica amarelo e “costurar” no trânsito.
Para ganhar tempo valem algumas estratégias. Quando o clima está quente e seco,
Cordeiro deixa o carro na garagem e pega a moto, veículo que lhe dá maior agilidade. E,
para evitar congestionamentos e até multas, sempre pega um caminho alternativo, onde
sabe que vai encontrar ruas com menos fluxo de carros e sem equipamentos de controle de
velocidade. “Quase sempre estou atrasado para os compromissos e aí acabo extrapolando
para tentar compensar o tempo que não tenho”, diz.
Conseqüência direta dessa pressa e do ritmo acelerado em que as pessoas se
encontram são as estatísticas de acidentes de trânsito. “A pressa, ao lado da embriaguez, é a
maior causa de acidentes. A pessoa tem muitas coisas para fazer e quer ganhar tempo no
trânsito”, diz o comandante do Batalhão de Polícia de Trânsito (BpTran), tenente coronel
Irineu Ozires Cunha.
Em 2005, foram registrados no Paraná 38.329 acidentes com vítimas. Destes,
27.965, ou seja 73%, aconteceram nas vias municipais. Ao todo, 34.920 pessoas ficaram
feridas e 447 morreram nas ruas e avenidas dos municípios paranaenses. “Um dos
principais motivos dos acidentes nas vias municipais é o avanço do sinal vermelho”,
comenta o comandante.

in: http://www.detran.pr.gov.br/arquivos/File/RevistadeTransito/2006/mai06/mai06.pdf

ONU elege segurança no trânsito como tema inédito de campanha


De 23 a 29 de abril, acontece a campanha da ONU para a Primeira Semana das Nações Unidas para a Segurança de Trânsito. Com o tema - Segurança de trânsito não é acidental -, o evento irá focar os jovens no sistema viário, tornando-se uma oportunidade histórica para dar visibilidade à questão dos ferimentos de trânsito.

Durante a Semana, espera-se que centenas de iniciativas – locais, nacionais, regionais e globais – ocorram ao redor do mundo, organizadas por governos, organizações não-governamentais, pelas Nações Unidas e demais agências internacionais, companhias do setor privado, fundações e outros que trabalhem em prol de vias mais seguras. Em 2004, o acidente de trânsito foi escolhido pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como epidemia mundial a ser combatida.

O evento-chave global será a Assembléia Mundial para Segurança de Trânsito, que reunirá delegações de jovens de diferentes países para a discussão e adoção de uma declaração dos jovens para a segurança no trânsito, assim como para definir os melhores meios de servir como defensores da causa da segurança de trânsito em seus respectivos países. A Semana será marcada por vários países e comunidades. A idéia é que os eventos da Semana sirvam de ponto-de-partida para novas e eficazes iniciativas pela segurança de trânsito nos próximos anos.

Para os mais diversos eventos planejados, os temas seguirão em torno das seguintes mensagens:

1. Ferimentos causados por acidentes de trânsito consituem um problema fundamental de saúde pública e de desenvolvimento no mundo. Estima-se que sua magnitude cresça consideravelmente nos próximos anos.
Cerca de 1,2 milhões de pessoas morrem no mundo em conseqüência de acidentes de trânsito, número que representa mais de 2,1% da mortalidade mundial, e é comparável ao número de mortes causadas por grandes epidemias tais como a malária e a tuberculose. Para além destes, milhões de outras pessoas são feridas e adquirem deficiências irreversíveis. Cerca de 85% das mortes por acidentes de trânsito acontecem nos países de renda baixa ou média, ao custo anual de 1%-1,5% do Produto Interno Bruto. Sem ação, as mortes e incapacitações de trânsito tendem a elevar-se devido à motorização crescente.

2. Ferimentos de trânsito causam grande impacto nas vidas de jovens.
Ferimentos de trânsito são a segunda causa de morte para pessoas entre 5 e 25 anos. Dentre esse grupo, os homens jovens – pedestres, ciclistas, motociclistas, recém-habilitados e passageiros – têm quase três vezes mais chances de morrerem ou se ferirem nas vias do que jovens mulheres.

3. Ferimentos de trânsito podem ser evitados.
Em alguns países, o número de ferimentos causados por acidentes de trânsito sofreu queda, apesar da crescente motorização. Por meio de ações junto a um conjunto de fatores, em particular álcool e direção, velocidade, capacetes, cintos de segurança e planejamento viário e infra-estrutura, muitas vidas e recursos financeiros podem ser salvas.

4. Segurança de trânsito não é acidental.
A segurança de trânsito acontece através de esforços deliberados de muitos indivíduos e muitos setores da sociedade – governamentais e não governamentais. O envolvimento político é fundamental. As histórias de sucesso dos dias de hoje freqüentemente resultam de uma decisão no mais alto nível de governo no sentido de melhorar a segurança de trânsito.

5. A cooperação internacional é crucial para reforçar os esforços nacionais de segurança no trânsito.
A cooperação internacional pode reforçar os esforços nacionais pela segurança no trânsito através da troca de informações e lições apreendidas de estratégias e programas bem-sucedidos, assim como através da mobilização de recursos adicionais. A cooperação internacional também pode ajudar a garantir que a segurança no trânsito esteja entre as máximas propriedades de saúde pública e nas agendas de desenvolvimento dos países.


Mais informações no site da ONU www.who.int/roadsafety/week/en/index.html


in: www.detran.rs.gov.br

Qualidade de vida






























02 de abril de 2007
Matéria: Vovôs ao volante
Veículo: Gazeta do Sul/Viver Bem
Editoria: ---
Página: 3
Palavra chave: vovôs ao volante

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